Foi concluído no final de abril com mais de 97% de acordo nos processos, o Mutirão de Conciliação em ações de desapropriação relacionadas à BR-487/PR, conhecida como Estrada Boiadeira, ajuizadas em Umuarama pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Durante quatro dias, o Centro de Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCON) avaliou um total de 72 (setenta e dois) processos. Destes, houve acordo em 70 (setenta) deles. O valor total dos acordos fechados chegou ao montante de R$8.736.024,62.
De acordo com o juiz federal Daniel Luis Spegiorin, da 2ª Vara Federal de Umuarama, as dezenas de audiências realizadas com expressivo sucesso demonstram que a conciliação é o melhor caminho para resolver os conflitos e pacificar a sociedade. “Os processos de desapropriação foram solucionados em pouco tempo, com ganhos para ambas as partes e, sobretudo, para a sociedade, porque a obra rodoviária, que é esperada há décadas, é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico da região e poderá ser finalizada no prazo estabelecido”.
As obras, uma parceria entre o DNIT, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e o Governo do Paraná, por meio do DER/PR, seguem em execução. A rodovia ligará o noroeste do Paraná à cidade de Porto Murtinho (MS), ponto de conexão com o corredor bioceânico que unirá os portos brasileiros de Santos (SP) e Paranaguá aos portos do norte do Chile.
Com informações Dnit
0 comentários