Histórica pelas travessias tropeiras de gado, a rodovia BR-487/PR, conhecida como Estrada Boiadeira, chegou a 80% das obras executadas. A parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, com a Itaipu Binacional e o governo do Paraná, tem garantido o avanço do empreendimento no trecho que tem 46 quilômetros de extensão e liga Porto Camargo (MS) à Serra dos Dourados (PR).
As intervenções realizadas, que vão contribuir para o turismo e escoamento de produção entre Paraná e Mato Grosso do Sul, foram vistoriadas nesta sexta-feira (3) pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, com o presidente da República, Jair Bolsonaro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem a responsabilidade de supervisionar os trabalhos e a competência técnica para aprovar os projetos.
Em pleno andamento, com 80% executado e 27 quilômetros já pavimentados, a obra do lote 1-A, entre Porto Camargo e Serra dos Dourados, deve ter mais 17 quilômetros entregues ainda neste semestre. Ao todo, a rodovia tem 120,4 quilômetros de extensão e a obra está dividida em quatro lotes. Destes, dois já foram concluídos. São R$ 540 milhões de investimentos públicos.
Conclusão
“Nós encontramos inacabada essa obra tão prometida para as populações do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Trabalhamos para entregar todo o primeiro lote ainda em 2022 e logo iniciar o lote 2. Concluída, a rodovia vai trazer desenvolvimento econômico e fomentar o turismo de toda a região”, afirmou Sampaio.
A intervenção contempla a readequação do pavimento entre Porto Camargo e Icaraíma e a pavimentação da rodovia entre Icaraíma e Serra dos Dourados, incluindo a implantação do Contorno de Icaraíma e do Contorno de Santa Eliza. O investimento no empreendimento chega a R$ 223,8 milhões.
Ponte da Amizade
A comitiva do Governo Federal também vistoriou as obras de construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, construída sobre o rio Paraná, seguem dentro do cronograma planejado, com quase 90% de execução. A nova estrutura terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América do Sul. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.
O investimento na ponte, com recursos da empresa Itaipu Binacional, considera obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro. A previsão é que o empreendimento seja concluído até o fim deste ano. Com a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, a Ponte da Amizade, construída em 1965, será destinada para o tráfego de veículos de passeio. Os usuários da nova ponte serão beneficiados com a redução do tempo de viagens e o tráfego mais seguro entre as cidades.
Com informação Minfra
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