Cuidar do meio ambiente já se tornou uma obrigação das empresas, e cada vez mais governos mundiais têm cobrado tal responsabilidade. Pensando nisso, a Raster, empresa especialista em Gerenciamento de Risco e Logística, em parceria com a Via Green, Instituto de pesquisa e desenvolvimento de projetos sustentáveis, assumiram o compromisso de promoverem uma logística mais sustentável, dando visibilidade aos transportadores de quanto CO₂ é gerado em cada viagem. Essa iniciativa, chamada Siga Verde, foi lançada no último dia 14 no Habitat Inovabra em São Paulo. O evento contou com a presença de executivos das principais transportadoras, embarcadores e seguradoras do país.
“Esse projeto surgiu quando tivemos a real dimensão da questão. Como podemos fazer para expandir um negócio sem agredir o meio ambiente, fomos ver na prática que existiam outras etapas anteriores, e é justamente o que estamos propondo aqui, com empresas parceiras que compartilham a mesma visão sobre o futuro da logística” afirma Andrei Teo, CEO da Raster.
Além disso, o projeto permite trazer um negócio mais sustentável e de acordo com a sociedade atual, já que adotar boas práticas para um transporte mais sustentável significa ter acesso a mais oportunidades, como, por exemplo, redução de custos, aumento na oferta de crédito, crescimento de credibilidade, entre outros.
Andrei explica que a metodologia para determinar com precisão a emissão de CO₂ da frota considera o porte do caminhão, a distância percorrida, a potência do veículo, o peso da carga e as condições da estrada. “Com essas informações, já se consegue descobrir a quantidade de CO₂ emitido. E a partir do resultado, é possível quantificar, por exemplo, a equivalência das emissões que poderão ser compensadas diretamente na plataforma ou através de parceiros da própria empresa”, comenta.
“Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto com a raster, na construção de uma solução de sustentabilidade para o mercado, que vai proporcionar uma gestão ambiental para as empresas de uma forma simplificada, além de uma conscientização sobre o tema” explica Conrado Bertoluzzi, CEO da ViaGreen.
Os cálculos utilizados no SigaVerde estão alinhados com os termos da Global Logistics Emissions Council (GLEC), a mais avançada e atual metodologia aplicada à logística no mundo, que tem como objetivo neutralizar a emissão de toda cadeia logística terrestre no Brasil e América Latina. O projeto apresenta 3 dimensões iniciais: Transportadores, que foca na medição direta com precisão de CO₂ por viagem, os embarcadores, que terão acesso aos dados consolidados no portal de sustentabilidade e por fim a gestão, reduzindo a emissão de CO₂.
“A Extratta apoia o projeto Siga Verde por apresentar grande convergência com o seu propósito e negócio. Futuras features do Siga Verde como a retroalimentação do consumo real de combustível já está em roadmap, para que possamos evoluir a plataforma, que deve ser viva e dinâmica.” finaliza Odivan Faccin, CEO da Extratta.
0 comentários