Tudo Euro 6 na Mercedes!
Mercedes-Benz apresenta seus novos chassis com tecnologia Euro 6

Na Lat.Bus, a Mercedes-Benz apresenta sua exclusiva tecnologia BlueTec 6 que assegura uma drástica redução nas emissões de poluentes: menos 80% de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% de Material Particulado em relação à norma Euro 5.

As novas versões de motores a diesel OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6 foram desenvolvidas no País para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e no Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas. São 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes, 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores utilizados.

Seis modelos do novo portfólio de chassis de ônibus com motores Euro 6 estão sendo lançados no evento: o chassi de micro-ônibus LO 916, os modelos OF 1721 e OF 1726 L e os novos O 500 M 1928, O 500 UA 2938 (articulado) e O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias.

A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (redução catalítica seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.

“A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz trará contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, diz Roberto Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável”.

Ganhos econômicos

“Nossa solução para o Proconve P8 (Euro 6) também assegura ganhos econômicos para os clientes”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Entre as principais vantagens, posso citar a reconhecida facilidade de manutenção dos ônibus da marca, alta confiabilidade, robustez do motor e a intercambiabilidade de peças e componentes entre diversos modelos da nossa linha de produtos”.

Tecnologias para ônibus rodoviários O 500

Os ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 se consolidam no mercado, cada vez mais, como os mais completos em segurança. Reafirmando esse posicionamento do produto, a marca lança 10 novos recursos tecnológicos na Lat.Bus. Entre as novidades destacam-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.

O ABA 5 intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade do sistema. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente.

O assistente de ponto cego identifica o que acontece ao lado direito do ônibus, detectando carros, outros veículos, motos, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. Sua atuação resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo  controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema também utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

“Com esses 10 novos itens, agora são 21 recursos tecnológicos de segurança disponíveis para os ônibus rodoviários da família O 500”, ressalta Walter Barbosa. “Ou seja, nós efetivamente oferecemos aos clientes os ônibus mais completos do mercado e é isso que mostramos na Lat.Bus, tanto no nosso estande, quanto no demo-drive com um O 500 RSDD equipado com o ABA5 e com motor Euro 6”.

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