CCR quer reduzir consumo!
CCR seleciona startups com melhores soluções para economia de combustível

O Grupo CCR, do qual a CCR AutoBAn faz parte, lançou a terceira edição do Programa de Inovação Aberta. Desta vez o desafio proposto às startups é apresentar soluções para reduzir o consumo de combustível e melhorar desempenho dos veículos da frota da companhia.

Para se ter uma ideia de como as iniciativas podem contribuir para amenizar a velocidade com que as mudanças climáticas afetam o planeta, basta considerar que um único litro de gasolina lança aproximadamente 2,74 kg de CO2 na atmosfera. Assim, numa conta rápida, se alguém que dirige 20 mil km diminuir 10% do consumo de combustível, cerca de meia tonelada de CO2 deixará de ser lançada no ambiente[1]. Assim, reduzir a utilização de combustíveis impõe-se como uma prioridade para todos.

O edital, disponível na plataforma Aevo, detalha também que as soluções devem contemplar motores flex ou diesel, e ser replicáveis e completas para a viabilidade do piloto (com exemplos, plataformas, treinamentos, operações, especificações, entre outros).

Os critérios de seleção consideram iniciativas que consigam reduzir impactos ambientais, trazer a possibilidade de gerar ou trocar créditos de carbono e possam ser replicáveis a outras operações. Fogem ao escopo do programa as iniciativas voltadas à eletrificação da frota, soluções de pagamento ou telemetria. Os projetos selecionados serão remunerados, de maneira a permitir que a CCR utilize na frota da companhia.

A execução será acompanhada de profissionais do setor, possibilitando a troca de conhecimento e aprendizado com os resultados obtidos em um ambiente real de validação das ideias propostas e possibilidade de escalar a solução para todos os modais de atuação da CCR, seja no Brasil, como também nas operações no exterior.

“Nosso objetivo é promover a conexão da companhia com o ecossistema de inovação, proporcionando um ambiente para a experimentação de soluções que resolvam desafios reais por meio da execução de pilotos dentro da própria CCR”, explica a superintendente de Inovação da CCR, Ana Luiza Borges Martins.

Confira abaixo o calendário do Programa de Inovação Aberta da CCR:

●       Inscrições: até 05/09/2022

●       Divulgação das três empresas finalistas: 22/09/2022

●       Pitch Day: 06/10/2022

●       Início dos testes para Piloto: 31/10/2022

●       Demoday: 08/12/2022

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Para investir!

Para investir!

Em Nova Iorque, representantes de 15 países são convidados a investir nas rodovias brasileiras

Omni ligada no trecho!

Omni ligada no trecho!

Omni lança linha de empréstimo específica para retífica e manutenção de caminhões

Tudo monitorado!

Tudo monitorado!

MG tem rodovias monitoradas em tempo real: entenda como a tecnologia otimiza a logística e trânsito nas estradas

+ categorias