JAC Motors quer eletrificar tudo!
JAC E-JT 12,5 é o primeiro caminhão médio da marca no país. Ao todo, agora são seis veículos comercias no portfólio

O caminho que a JAC Motors escolheu aqui no país definitivamente foi a eletromobilidade. Depois do utilitário E-JV 5.5, da van e furgão IEV750 e do leve iEV1200T (que está vendendo muito bem), agora é a vez do médio E-JT 12,5.

E de acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, ele não é meramente uma aposta e sim um pedido dos clientes que atualmente utilizam o iEV1200T e que viram a necessidade de um veículo maior. “Então fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 ton, o que é uma enormidade”.

O modelo tem PBT de 12,5 toneladas com carga útil de 8.6 toneladas, possui motorização 100% elétrica de 107 kWh, o que equivale a 235 cv e 1.050 Nm de torque máximo. Sua autonomia varia de 150 a 250 km, claro, dependendo da carga e do perfil de uso. Se estiver com somente 20% de carga e for ligado a um carregador tipo wallbox (corrente AC), que libera 7 kWh, o E-JT 12,5 precisará de 13 horas para reaver os 100% de carga. Equipado com interface CCS2, ele pode receber carga rápida (corrente DC), de até 100 kWh. Nesse caso, a mesma situação de 20-100% será realizada em 55 minutos, durante, por exemplo, a hora do almoço do motorista.

Vendas

E a montadora está indo muito bem nas vendas. É comum nos depararmos com os modelos leves, o iEV1200T citado acima em diversos transportadores e embarcadores. Em 2021, quando se iniciou a venda dele, foram 600 unidades, um número considerável em se tratando de um veiculo elétrico.

O executivo comenta que atualmente um caminhão movido a diesel que rode 30.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. “São cerca de 600 toneladas emitidas por apenas um veículo a diesel em seu período de vida útil, ao redor de 30 anos.  A introdução do JAC E-JT 12,5 na frota das empresas vai anular imediatamente essa gigantesca emissão de carbono”, coloca Habib.

O modelo vem importado da China e custará R$ 699 mil. As vendas se iniciam a partir de janeiro de 2023.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Estrela de Centro novo!

Estrela de Centro novo!

Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus inaugura novo Centro Logístico de Peças na Argentina

Tem no “busão” também!

Tem no “busão” também!

Torre de Controle da VWCO estreia soluções completas para manutenção e gestão da operação de ônibus

+ categorias