A unidade de eletrônicos de segurança da ZF em Limeira, SP, possui uma das mais modernas linhas da empresa no mundo para produção de eletrônicos de segurança automotiva e alcançou a produção acumulada de mais de seis milhões de componentes desde o início de suas operações, sendo eles ACUs (Airbag Control Unit), unidades de controle eletrônico para ABS (Anti lock Braking System), EPS (Electric Power Steering) e EPP (Electric Power Pack).
De acordo com Gustavo Ducatti, Head de Engenharia e Operações das Unidades de Negócio de Segurança Passiva e Eletrônicos da ZF América do Sul, a produção nacional iniciou pioneiramente em 2013, com unidades de controle de acionamento de airbags e de controle eletrônico para ABS.
O início de sua operação ocorreu justamente para dar suporte a seus clientes em território brasileiro, em atendimento às legislações de segurança. Em 2014, o Contran baixou uma resolução determinando que veículos nacionais fossem equipados tanto com ABS, que são sistemas de freios antitravamento, quanto com Airbag frontais, sistemas de proteção para condutor e passageiro.
Hoje, a linha ainda é a única no País a produzir eletrônicos para segurança veicular e fornece as mais recentes tecnologias disponíveis mundialmente. “Os eletrônicos produzidos na planta de Limeira são os mais modernos que a ZF oferece a todas as montadoras mundo afora. Inclusive, nossa unidade de eletrônicos em Limeira foi a primeira a produzir a mais recente geração de EPS da empresa e, desde 2021, a mais nova geração de ACUs de todo o Grupo ZF”, afirma Ducatti.
De acordo com Plínio Casante, Gerente Sênior de Engenharia e Operações da Unidade de Eletrônicos na ZF América do Sul, “nossos clientes utilizam os eletrônicos de segurança da ZF porque entendem que são dotados com a mais inovadora tecnologia e oferecem elevados padrões de confiabilidade e eficiência. Um dos motivos de conquistamos essa distinção foi o fato da unidade brasileira ser dotada com o estado da arte em processos produtivos”, comenta.
A unidade da ZF de eletrônicos tem capacidade para produzir anualmente 1 milhão de ACUs, 800 mil ECUs EPS/EPP e 800 mil ECUs ABS. Segundo Casante, por sua modularidade e flexibilidade, a linha tem, ainda, potencial para aumentar essa capacidade para atender localmente as demandas de seus clientes. Além disso, Casante diz que a operação foi projetada para também atender prontamente às demandas por ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).
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