Todo o ano de mudança de legislação de emissões é “batata”. Com a adoção do Euro 6, os caminhões tiveram uma elevação de preços na ordem de 30% devido as novas tecnologias empregadas. Aí, sobra para o bolso de todos. E sobra para as vendas. Já se sabe que 2023 não será um ano nada fácil.
Os números estão aí. A produção nacional caiu 41.1% em abril em relação a março. Foram 7.255 veiculos contra 12.325. Se pegarmos o acumulado mais queda. No quadrimestre são 31.752 caminhões fabricados. Em relação ao mesmo período de 2022 queda de 28.6%, quando naquela época saíram das linhas de montagem 44.455 unidades.
A situação já começou a preocupar a Anfavea. A taxa de juros não ajuda e o setor já inicia discussões para tentar driblar tal situação e facilitar as compras. “Precisamos acelerar as vendas e estamos discutindo formas de achar uma solução como financiamentos mais atrataivos”, coloca Gustavo Bonini, vice-presidente.
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