Mais tecnologia, menos acidentes!
BRF reduz o número de acidentes na logística agropecuária com uso de tecnologia embarcada

A BRF reduziu os acidentes de sua frota agro, que utiliza tecnologia embarcada da Trimble. Em uma comparação entre Janeiro a Junho, os casos caíram cerca de 60% na operação logística agropecuária. O índice, que está em ritmo de queda em 2023, é resultado de um programa de investimento em tecnologia para a segurança dos motoristas e otimização das operações.

Um levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apontou que em 2022 o custo com acidentes em rodovias federais foi R$ 12,9 bilhões e o número total de acidentes, de 64.447. A BRF conseguiu a redução de mais da metade dos acidentes registrados utilizando telemetria e câmeras com Inteligência Artificial (IA) que permitem identificar sonolência e distrações, como o uso de celular pelo motorista.

“A BRF conta com um programa de segurança logística desde 2011, que traz uma gama importante de ações e inovações na prevenção de acidentes, incluindo um movimento para aumentar a tecnologia embarcada na frota. Desta forma, recentemente conseguimos garantir que 100% da frota agropecuária esteja rodando com sistema de telemetria e sistema de fadiga,” explica Cezar Felipak, gerente de Logística CIEX Agropecuário da BRF.

A frota agropecuária da BRF é composta por 1,7 mil veículos. Ao todo, os 3,3 mil motoristas percorrem em média de 14 milhões de quilômetros por mês, em cerca de 95 mil viagens realizadas para dar conta das entregas, que correspondem às principais no setor alimentício do Brasil.

Aumento na procura

Rony Nery, diretor da Trimble Transportation Latam, empresa responsável pela tecnologia utilizada pela BRF, explica que a procura por telemetria e videomonitoramento vem crescendo. “Do ponto de vista da gestão de frotas, cada acidente pode acarretar prejuízos em diversas frentes, como reparos de veículos, danos materiais, acionamentos jurídicos e de seguro. Em média, um acidente pode sozinho custar mais de R$ 1 milhão, dependendo das proporções, falando somente em danos materiais, sem entrar no irreparável, que é a vida,” explica o diretor da Trimble Transportation.

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