Família renovada!
Mercedes-Benz ouve mais uma vez e renova a família de médios e semipesados Atego

Naquela velha “toada” da Mercedes-Benz onde as estradas falam e a montadora ouve, a marca tratou de ouvir e bem os clientes e apresentou a família dos médios e semipesados Atego renovada. Não se trata de uma nova geração, mas sim mudanças pontuais para deixar o veículo ainda mais competitivo neste segmento concorrido.  

Agora, os veículos que operam nos segmentos rodoviário e urbano, extrapesados para aplicações severas da construção civil, agropecuária e operações fora de estrada, estão com várias configurações de tração: 4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4. E mais, o semipesado também ganhou duas novas opções para operações vocacionais: o Atego 1729 atende Compactadores de Lixo e o 1733 vai para Bombeiros.

Como não é uma nova geração, nada de mudanças no powertrain. Tudo continua igual. Entanto, a identidade visual deles mudou. Os modelos urbanos e rodoviários ganharam uma frente a la Actros, enquanto os fora de estrada lembram o pesadão Arocs. “Com a nova versão, eles estão mais alinhados às famílias de extrapesados Actros e Arocs. E isso assegura maior robustez e menor custo de manutenção para os nossos clientes, valorizando sua frota e aumentando o valor de revenda do veículo”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Atego 1729

O Atego 1729, vocacional como compactador de lixo, tem capacidade para 17,1 ton de PBT (peso bruto total), podendo chegar a 24,1 ton de PBT com terceiro eixo instalado por empresas implementadoras do mercado. Ele oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).

Vem equipado com o motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), oferecendo potência de 286 cv e elevado torque de 1.100 Nm.

Atego 1733

Com PBT de 17,1 ton e distância entre eixos de 4.800 mm, o novo Atego 1733 bombeiro vem equipado com o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Este motor também atende ao Proconve P8 (Euro 6), oferecendo 321 cv de potência e 1.250 Nm de torque. Seu trem de força conta com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.

Modelo 1733 vai atender operações de Bombeiro

A tomada de força para este caminhão vocacional é do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional), com torque máximo de 600 Nm. Por meio do Centro de Customização da própria Empresa (CTC) é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de transferência.

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