Tornar viável!
Fiat e-Scudo tem ergonomia de automóvel, é boa de dirigir e de quebra é um transporte limpo. Pena que ainda falta infraestrutura de carregamento

Fiquei com o Fiat e-Scudo por vários dias para testar e trazer as impressões de um utilitário elétrico para entregar cargas no dia a dia e confesso que fiquei em dúvida se teria um veículo desses nos dias de hoje. Mas, leia até o final que explico a razão dessa dúvida.

Mas antes, vamos as dimensões do furgão. Temos um comprimento de 5.309 mm, uma altura de 1.975 mm que dá para acessar facilmente shoppings , largura de 1.920 e entreeixos de 3.275 mm. O compartimento de carga comporta 6.1 m³ e pode carregar até 1 tonelada do que você quiser.

Ótima ergonomia que é melhor que muito automóvel por aí

Por dentro, não dá para negar a bela ergonomia do furgão. É melhor que muito hatch simples por aí. E ainda vem bem completo. Tem câmera de ré, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, comando no volante, sensor de pressão dos pneus, piloto automático, travas e direção elétrica, multimídia de 7”, freio eletromecânico e navegador com GPS próprio.

Motorização

Seu motor elétrico é a grande novidade. São 100 kw, o equivalente a 136 cavalos com 26.5 kgfm de torque. Isso combinado a uma bateria de íon lítio de 75 kw, com autonomia do Programa de Etiquetagem Veicular de 289 km mas que roda na cidade até 330 km ou um pouco mais, dependendo da força no acelerador.

Na hora do carregamento, dá para carregar 80% da bateria em cerca de 50 minutos. Nada mal, enquanto se toma um café ou um almoço, é só deixar ele carregando e continuar a lida. No rodar ele é silencioso. Se precisar pisar, o torque já está ali instantaneamente. Mas cuidado, a cada pisada forte o consumo de energia cai e nem a regeneração de frenagem vai dar conta para dar aquela ajudinha.

Compartimento de carga tem capacidade volumétrica de 6.1 m³

E nas manutenções o dono sai ganhando. Claro que o valor inicial de mais de R$ 330 mil não é para qualquer um. Contudo, um veiculo elétrico não demanda muito serviços na hora da revisão por exemplo. Não tem trocas de óleo, câmbio…somente freio, suspensão e trocas de filtros. A Fiat fala em cerca de R$ 0.4 a R$ 0.5 por km rodado. Nada mal.

Claro que a eletromobilidade veio para ficar, vide vários automóveis e cada vez mais utilitários e caminhões pequenos rodando pelas grandes cidades do país. É um caminho sem volta. Mas voltando ao inicio, eu gostaria de ter um e-Scudo para trabalhar sim. Gostaria, mas nesse momento não teria.

É fato a dificuldade de se achar postos de carregamento pelas cidades. No caso de um autônomo que não tenha a infra na sua casa por ex, a saída é recorrer a shoppings, supermercados e algumas concessionárias. Sempre todos lotados ou sem funcionamento. Se precisar carregar durante a lida, é quase certo que terá dificuldades. Precisa ter infraestrutura, aí fica viável para todos. Por enquanto, é apenas uma opção.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Merece muito mais!

Merece muito mais!

Nissam Frontier Pro-4X tem predicados para estar na sua garagem não só pelo conjunto mas também pelo belo design

Porta de entrada!

Porta de entrada!

Rampage Rebel é discreta, tem motor potente, vende muito bem e de todas as versões é a melhor na hora de pensar em custo x benefício

Potência no trabalho!

Potência no trabalho!

Ranger XLS V6 não tem o luxo e as tecnologias das irmãs mais caras mas entrega performance única no segmento das picapes médias

+ categorias