A Borgwarner está completando 50 anos por aqui e já é referência em nosso mercado, principalmente para o setor de transportes. E a Melissa Mattedi, diretora geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil, nos conta em detalhes sobre a atuação da empresa.
Rede do Transporte: Atualmente, como está dividido o portfólio da Borgwarner em relação às vendas para veículos pesados e automóveis no Brasil?
Melissa Mattedi: Atualmente, a BorgWarner no Brasil possui um portfólio focado em sistemas que ajudam os veículos a reduzirem emissões, como os turbocompressores e as embreagens viscosas. Além dos sistemas de baterias para veículos comerciais elétricos.
Mais recentemente os turbocompressores com tecnologia ball bearing, uma tecnologia de rolamentos nos mancais, são fornecidos para o segmento de pesados, permitindo aos veículos atenderem às normas de emissões PL8.
Na eletrificação, a BorgWarner se faz presente no país com os sistemas de baterias para veículos elétricos comerciais, e atualmente aplicados em ônibus 100% elétricos.
No mercado de reposição, a companhia disponibiliza todo o portfólio de turbos e embreagens viscosas e os sistemas de Recirculação de Gases de Escape (EGR), tecnologias que reduzem as emissões em veículos comerciais e pesados, além do portfólio dos sistemas de ignição da marca BERU®.
No segmento de carros de passeio, cerca de 50% dos veículos com motor flex 1.0 ou 1.3 que rodam no país são equipados com os turbocompressores da BorgWarner, fabricados em Itatiba, São Paulo.
RT: Em relação ao setor de transportes, como estão as vendas do ball bearing e como ele atua para reduzir emissões e trazer mais eficácia aos caminhões?
MM: Por diretrizes da companhia, os resultados individuais não são divulgados, porém gostaria de reforçar que a produção local da tecnologia ball bearing possibilitou oferecer ao mercado brasileiro uma solução eficiente que auxilia ainda mais os veículos na redução de emissões.
Como importante aliado no cumprimento das normas de emissões, o ball bearing é um sistema de rolamentos nos mancais do turbocompressor que aumenta a eficiência da turbina, contribuindo para a redução no consumo de combustível. A tecnologia também proporciona uma resposta transiente mais rápida, o que se traduz em maior agilidade do motor e melhor dirigibilidade. Além disso, melhora a capacidade de carga do turbo, ampliando sua durabilidade.

RT: Como tem se comportado o mercado de remanufaturados nos últimos anos para o setor de transportes?
MM: O mercado de remanufaturados nos últimos anos tem ganhado relevância no setor de transportes. Porém, há espaço para ampliar o conhecimento sobre o tema, reforçando que há diferença entre um produto remanufaturado de um recondicionado ou reparado. Um produto remanufaturado é aquele que voltou para sua fábrica de origem e passou por todo o processo de remanufatura, obedecendo os mesmos critérios de um produto novo. Na BorgWarner, o processo de remanufatura é certificado pelo IQA e todo turbo remanufaturado sai com o selo “Remanufatura Fabricante Original”, que garante padronização, utilização de componentes originais e sustentabilidade, fomentando a economia circular.
Um turbo remanufaturado oferece o mesmo desempenho e qualidade de um turbo novo, mesmo tempo de garantia de um turbo novo e pode chegar a 30% menos do preço de um turbo novo.
E, falando em garantia, nesse ano de 2025, a BorgWarner completa 50 anos no Brasil e está com uma campanha inovadora. Todos os turbos novos e reman adquiridos no mercado de reposição independente têm a sua garantia dobrada. São dois anos de garantia nesses produtos.
Todo o setor de transportes pode se beneficiar muito de um produto com todos os benefícios de um novo, por um preço menor.
RT: São 50 anos de Brasil. O que esperar de novidades da Borgwarner para o setor de pesados nos próximos anos?
MM: Recentemente, exibimos três importantes tecnologias com potencial para atender o mercado brasileiro:
• Os sistemas de embreagens eFan de Alta Voltagem que são projetados para resfriar componentes como a célula de combustível, o motor de tração, o freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos a bateria ou com célula de combustível.
• Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH) que mantêm temperaturas consistentes em todo o veículo eletrificados para facilitar a máxima eficiência de carregamento, durabilidade e autonomia.
• Os sistemas de baterias da BorgWarner com células blade de fosfato de ferro-lítio (LFP) para veículos comerciais são um passo significativo para melhorar a eficiência, a relação custo-benefício e a sustentabilidade das operações de veículos comerciais elétricos.
Além dessas soluções, todo o nosso portfólio global está disponível para o mercado brasileiro e com potencial de produção no país dependendo da demanda.







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