Literalmente um Supertruck!
Daimler Truck North America revela o Supertruck 2 que traz ainda mais ganhos de eficiência

A Daimler Truck North America (DTNA) revelou semana passada o Freightliner SuperTruck II em Las Vegas, que utiliza uma variedade de inovações técnicas para demonstrar o potencial de eficiência no transporte de carga.

O veículo conceito foi desenvolvido como parte do programa SuperTruck cofinanciado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, que visa reduzir as emissões no transporte rodoviário de cargas. Como parte do programa SuperTruck, os engenheiros da DTNA pesquisam tecnologias de caminhões comerciais pesados ​​de última geração, formas técnicas para seu desenvolvimento e formas de integrá-las à produção em série.

A DTNA está focada no desenvolvimento de novas tecnologias para componentes e sistemas centrais promissores para melhorar a eficiência operacional de caminhões no mundo real, aumentando o sucesso do cliente e a eficiência da frota. Aerodinâmica aprimorada do trator, pneus de baixa resistência ao rolamento, melhorias no trem de força e gerenciamento de energia com tecnologias avançadas foram identificadas como áreas para inovação tecnológica que poderiam entrar em produção para clientes no futuro.

Com base no sucesso do SuperTruck I, apresentado pela DTNA em 2015, o SuperTruck II superou as expectativas em aerodinâmica, pneus, trem de força e gerenciamento de energia, dobrando a eficiência de carga do veículo básico desde o início do programa SuperTruck.

O SuperTruck II apresenta o trem de força mais eficiente que o Freightliner integrou em um caminhão. O trem de força altamente eficiente permite uma redução de consumo de combustível de 5,7 por cento em relação ao SuperTruck I. Com um protótipo de motor Detroit de 13 litros não certificado com turbo de dois estágios e refrigeração intermediária e uma transmissão de overdrive de 13 velocidades, o trem de força é capaz de atingir reduções de velocidade mais baixas e maior economia de combustível através do overdrive de arrasto reduzido.

Um dos principais recursos do trem de força do SuperTruck II é o resfriamento dividido. Este sistema consiste em circuitos de resfriamento de alta e baixa temperatura, trabalhando em conjunto com turboalimentação de dois estágios e resfriamento de recirculação de gases de escape (EGR) no motor. Juntas, essas tecnologias resultam em mais ganhos de eficiência, permitindo reduções de velocidade mais agressivas. Um circuito inteligente de lubrificação do motor minimiza as perdas internas de bombeamento, reduzindo assim os parasitas do motor, proporcionando ativamente o fluxo aos componentes mais sensíveis.

Com os eixos tandem adaptativos, outra inovação ajuda a aumentar a eficiência de combustível. Ele permite maior torque dos powertrains com baixo consumo de combustível e muda automaticamente de 6×4 para 6×2 em velocidades de rodovia, o que beneficia o motorista ao manobrar em baixa velocidade.

O programa SuperTruck, lançado pelo DOE (Departamento de energia dos EUA) em 2009, oferece financiamento aos fabricantes de caminhões para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e equipamentos que podem ajudar a melhorar a eficiência dos caminhões pesados.

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