Anuário já está disponível!
IPR disponibiliza anuário com as principais realizações de 2021

O Instituto de Pesquisas em Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (IPR/DNIT) disponibilizou, em seu endereço na internet, o Anuário 2021, que apresenta uma retrospectiva das principais atividades promovidas durante o ano. O objetivo da publicação é reforçar a importância da realização de estudos e pesquisas, do estabelecimento de normas e de padrões, e da capacitação do corpo técnico, visando o melhor desenvolvimento das atividades do DNIT.

Em 2021, o IPR firmou novas parcerias com centros de excelências para desenvolvimentos de estudos e pesquisas. Foram firmados acordos com a Universidade de Brasília e as universidades federais do Ceará, de Santa Catarina, de Viçosa e do Rio de Janeiro. Os temas em estudo tratam de aprimoramento do método mecanístico-empírico de dimensionamento para pavimentos rodoviários flexíveis (MeDiNa) e caracterização de cimentos asfálticos, entre outros.

Para a atualização do acervo de normas e manuais, em 2021 foram publicados nove documentos técnicos, abordando, entre outros, temas como pavimentação, pavimentos flexíveis e materiais rochosos. Na área de Capacitação, o IPR emitiu, no ano passado, um total de 321 certificados de cursos técnicos, abrangendo servidores da sede do DNIT e superintendências regionais, além de convidados de outras instituições, como Exército e Empresa de Planejamento e Logística – EPL.

O Anuário traz ainda um breve histórico do Instituto, seu regimento, organograma e composição do corpo técnico. Há mais de 60 anos o IPR promove um conjunto de estratégias e ações visando o desenvolvimento tecnológico na área de infraestrutura rodoviária e ferroviária, baseado no Ciclo do Desenvolvimento Tecnológico, englobando a realização de estudos e pesquisas, a elaboração/atualização de normas, manuais e documentos técnicos e a transferência de tecnologia. O Instituto está subordinado à Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP), uma das sete diretorias do DNIT.

Com informações Dnit

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Menos emissões!

Menos emissões!

Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

Melhorias já!

Melhorias já!

SETCERGS cobra melhorias no emplacamento de veículos no RS

Olha a multa aí!

Olha a multa aí!

Senatran reforça que motoristas com exame toxicológico atrasado receberão multa de balcão

+ categorias