Anuário já está disponível!
IPR disponibiliza anuário com as principais realizações de 2021

O Instituto de Pesquisas em Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (IPR/DNIT) disponibilizou, em seu endereço na internet, o Anuário 2021, que apresenta uma retrospectiva das principais atividades promovidas durante o ano. O objetivo da publicação é reforçar a importância da realização de estudos e pesquisas, do estabelecimento de normas e de padrões, e da capacitação do corpo técnico, visando o melhor desenvolvimento das atividades do DNIT.

Em 2021, o IPR firmou novas parcerias com centros de excelências para desenvolvimentos de estudos e pesquisas. Foram firmados acordos com a Universidade de Brasília e as universidades federais do Ceará, de Santa Catarina, de Viçosa e do Rio de Janeiro. Os temas em estudo tratam de aprimoramento do método mecanístico-empírico de dimensionamento para pavimentos rodoviários flexíveis (MeDiNa) e caracterização de cimentos asfálticos, entre outros.

Para a atualização do acervo de normas e manuais, em 2021 foram publicados nove documentos técnicos, abordando, entre outros, temas como pavimentação, pavimentos flexíveis e materiais rochosos. Na área de Capacitação, o IPR emitiu, no ano passado, um total de 321 certificados de cursos técnicos, abrangendo servidores da sede do DNIT e superintendências regionais, além de convidados de outras instituições, como Exército e Empresa de Planejamento e Logística – EPL.

O Anuário traz ainda um breve histórico do Instituto, seu regimento, organograma e composição do corpo técnico. Há mais de 60 anos o IPR promove um conjunto de estratégias e ações visando o desenvolvimento tecnológico na área de infraestrutura rodoviária e ferroviária, baseado no Ciclo do Desenvolvimento Tecnológico, englobando a realização de estudos e pesquisas, a elaboração/atualização de normas, manuais e documentos técnicos e a transferência de tecnologia. O Instituto está subordinado à Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP), uma das sete diretorias do DNIT.

Com informações Dnit

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ dessa categoria
Diretor novo na DAF!

Diretor novo na DAF!

DAF Caminhões Brasil anuncia novo Diretor de Materiais e Logística

Duplica que desenvolve!

Duplica que desenvolve!

Duplicação da BR-101/SE vai desenvolver turismo na divisa do Sergipe com Alagoas

+ categorias