O inimigo do posto!
Jeep Commander Limited T380 Diesel leva bastante gente, tem muito conforto, tecnologia de sobra e ainda faz você ficar longe da bomba de combustível

O titulo desta avaliação ilustra muito bem o que é o Jeep Commander Limited T380 Diesel. O SUV grande da Jeep te deixa satisfeito em todos os sentidos e ainda te faz “visitar” bem pouco o posto de combustível.

Mas antes de entrar nesse assunto, vamos de design. Seus 4.769 mm de comprimento, ótimos 2.794 mm de entreixos com largura de 1.859 mm fazem ele bem robusto e bonito. Sua frente para mim é mais harmoniosa e “encaixa” melhor com o capo mais proeminente que o irmão menor Compass (se o Compass tivesse essa frente seria “matador”). Ali os faróis full led se destacam. O pisca é tipo luz que “corre”. Chique!

Seu interior agrada bastante. Muito couro nos bancos e suede no painel deixam ele refinado. E quando não tem couro, o plástico como das portas e na parte de cima do painel tem boa qualidade. Aí dois itens se destacam. O painel de instrumentos de 10.25” totalmente digital fornece todas as informações do veiculo e é bem intuitivo. E completa tudo a multimídia de 10.1” com ótima resolução de tela.

Painel de instrumentos e multimídia totalmente digitais deixam tudo mais fácil no dia a dia

Bem servido

Na tecnologia e segurança,  é muito bem servido com ar digital de duas zonas, chave presencial, controle de tração e estabilidade, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, câmera de ré, direção elétrica, carregador de celular por indução, piloto automático adaptativo, partida remota, park assist, aviso de mudança de faixas, star stop e oito posições de ajuste elétrico para o banco do motorista. Fui comparar com o irmão “completaço” Overland. Este último tem a mais teto solar panorâmico, rodas de liga 19, sistema de som premium. Isso por mais R$ 25 mil, para mim não justifica.

Mas voltando, a cereja do bolo está no motor. O diesel  2.0 T380 tem 170 cavalos de potência com o bom torque de 38.7 kgfm. Óbvio que não é esportivo mas para a proposta do SUV está ótimo. Acelerações plenas sem falta folego para um carro de 1.885 kg carregado e com curvas bem feitas graças ao trabalho da suspensão que te trata bem em qualquer condição. E aqui vai: andei mais de 600 km e a média estrada/cidade ficou em incríveis 16.4 km/l. Tal fato me deixou muito feliz e satisfeito. Com um SUV desse, você se torna inimigo do posto com certeza!

Murchou

Porém, nem tudo são flores. Eu estava programado para viajar com um casal de amigos que tem uma filha que bate a idade com a minha. Então…bora todo mundo para o carro. Ainda faltaria um banco. Contudo, no momento em que eu subi os bancos da terceira fileira para as crianças, o que tinha de 661 litros de espaço reduziu-se para 233 litros. Resultado? As malas não couberam. Aí vi que sim, o Commander tem muito espaço. Mas de repente “cheião” com seus 7 lugares só para passeios de um dia. Sete pessoas e mais malas não vão combinar.

Porta malas leva 661 litros sem a terceira fileira. Com ela, espaço cai para 233 litros

A verdade é que este Commander tem uma bela proposta e a versão Limited para mim dispensaria a Overland. É tipo “menos você não quer, mais você não precisa”. São quase R$ 295 mil para levá-lo para sua garagem. Se ele bate com seu perfil. É só fazer o pix para a concessionária mais próxima. Tiro certo!

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